sexta-feira, 20 de abril de 2012

3ª Semana do Palco Giratório 2012

No circuito nacional do Palco Giratório 2012, lançado em Fortaleza, participam 16 grupos nacionais, de 11 estados diferentes. Cinco desses grupos realizam apresentações na terceira semana de programação do Projeto.
O objetivo do Palco Giratório, projeto promovido pelo Departamento Nacional do SESC, é fazer com os espetáculos possam circular em todo o País, promovendo o intercâmbio cultural e democratizando o acesso às artes cênicas. Além dos destaques nacionais, dois espetáculos locais fazem parte da programação da terceira semana de Palco Giratório em Fortaleza.

A Pausa Companhia (PR) faz parte do circuito nacional, e apresenta na terça-feira (17), às 20 horas, o espetáculo Roteiro escrito com a pena da Galhofa e a tinta do inconformismo, no Teatro SESC SENAC Iracema. Baseado nas obras de Machado de Assis, o enredo da peça acontece de trás para frente, assim como em Brás Cubas. No começo do espetáculo um cachorro manipulado arfa e sentencia: “A vida é boa!”, no instante seguinte cai morto e, com ele, os atores igualmente desfalecem.

Por meio da música tocada ao vivo no palco, atores do espetáculo Instantâneos vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como o mundo é habitado. A peça da Cia dos Bondrés (RJ) realiza duas apresentações: na terça-feira (17), às 19 horas, no CUCA Che Guevara, e na quarta-feira (18), às 20 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz.

O que é essencial para você? Qual é o seu oxigênio? São indagações presentes no espetáculoOxigênio, da Companhia Brasileira de Teatro (PR), apresentado na quinta-feira (19), às 20 horas, no Teatro SESC SENAC Iracema. Com direção de Marcio Abreu, o espetáculo propõe uma discussão polêmica e poética a cerca de questões que marcaram gerações como o terrorismo, fanatismo religioso e pedofilia.

Na sexta-feira (20), O grupo Teatro Torto, do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo Dia Desmanchado, às 20 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz. No enredo, depois de receber a carta de uma mulher, o homem se vê a ensaiar o esperado encontro com ela, na tentativa de que nada fuja do seu controle. Esse dia de espera do homem, se desmancha em tempos incompossíveis e contraditórios, onde não se sabe ao certo o que é passado, presente ou futuro.

Depois de 19 anos desaparecido, o filho de uma tradicional família cearense, volta para casa como Indienne, um travesti que se sustenta fazendo shows. Este é o contexto do espetáculoAvental Todo Sujo de Ovo, da Ninho de Teatro (CE) que é apresentado no sábado (21), às 20 horas, no Teatro SESC SENAC Iracema.

No domingo (22), a Cia Druw, de São Paulo apresenta o espetáculo Vila Tarsila, às 18 horas, no Theatro José de Alencar, encerrando a terceira semana do Palco Giratório. A peça é para todas as idades, e mostra com olhos infantis as obras da representante feminina da Semana de Arte moderna, em 1922. O público então é convidado a adentrar nas memórias de Tarsila do Amaral e a interagir com as obras que ganham vida no palco. 

A programação do Palco Giratório 2012, em Fortaleza segue até o dia 30 de abril.


Sobre o Palco Giratório
Criado pelo SESC, o Palco Giratório é um projeto cultural, que percorre o País desde 1998, e visa aproximar a arte das pessoas, fazendo um mix com apresentações locais e nacionais.
O circuito é subdividido em quatro partes, a primeira iniciando em abril e a última encerrando em novembro, durante a Mostra SESC Cariri de Culturas.O objetivo é democratizar o acesso às artes cênicas e fomentar a formação de plateia, além de promover o intercâmbio cultural dos grupos participantes.
Neste ano, o projeto completa 15 anos de itinerâncias pelo Brasil e já passaram mais de 170 grupos teatrais, que realizaram aproximadamente 5 mil apresentações em todo o país, alcançando 2,5 milhões de espectadores.Na edição 2012, participam 16 grupos nacionais e 11 locais, que se apresentam em pelo menos 12 bairros de Fortaleza, percorrendo as seis Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário