quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AH, ISSO É UM TEATRO!


Uma senhora passa em frente ao Theatro José de Alencar e faz o sinal da cruz, continuando seu caminho. Essa cena já foi vista algumas vezes por mim Chega a ser engraçado! Outro dia na aula lá, conversado com o professor sobre isso (a falta de informação das pessoas para com o TJA) e contei esse fato, outro aluno da turma disse que certa vez, também, uma senhora o parou nas mesmas condições onde eu estava: em frente ao teatro, e o perguntou para onde ia o trem daquela estação.
Assim como essas senhoras, aqui em Fortaleza existem muitas pessoas que não sabem que o TJA é um teatro. Eu, pelo menos, antes de fazer o Curso Princípios Básicos de Teatro lá até sabia que lá era um teatro, só que pensava que para entrar tinha que pagar e que fosse um pouco caro. Igualmente a mim, muitos não tinham, e alguns ainda não têm o conhecimento de que aproximadamente 80% da programação dele é gratuita.
A maior diversão dos cearenses, dados de pesquisa do IBGE, em termos de entretenimento a arte e cultura é a televisão. Isso deveria ser aproveitado! O Governo do Estado do Ceará sabendo disso deveria divulgar nela programações e fazer convites aos cearenses para conhecerem seu próprio estado e dele usufruir. Pra se ter idéia disso tudo: certa vez uma professora nossa de lá nos disse que nem sequer 1% da população de Fortaleza tem acesso ao TJA. Esse é um fato triste, pois um dos melhores teatros do Ceará é pouco visitado por quem mora aqui no estado e boa parte por falta de conhecimento. Ele é atualmente para mim uma casa e sempre que consigo levo gente nova para conhecê-lo e que depois voltam trazendo mais e mais pessoas. Não sou só eu penso assim, inclusive esse assunto já foi discutido por várias vezes em conversas e também em sala de aula e ainda é muito freqüente. O Governo do Estado deveria se preocupar mais com isso, para que assim houvesse uma maior difusão da Arte e Cultua no Estado
O Theatro José de Alencar é um espaço agradável e de bela estrutura que, como já disse, deve ser mais aproveitado mas não só por alunos, pessoas que já o conhece e por turistas, mas sim também pelo Ceará. Falando em turistas, lembrei de uma vez quando estava e conversando com uma finlandesa na Biblioteca Pública e ela me falou duas coisas que me chamaram a atenção quando a perguntei se já havia visitado TJA. Ela disse-me que na Finlândia tem um teatro muito bom, mas que o TJA é mais bonito e melhor em termos de estrutura e receptividade dos funcionários, mas que não era muito aproveitado, como algumas pessoas me disseram e eu também falei aqui. Ela estava há três meses aqui em Fortaleza trabalhando com seu marido junto a uma Organização não-governamental nas favelas próximas a Praia do Futuro e que lá, a maioria das pessoas nem sabia da existência dele, e as poucas que sabiam nunca haviam nele entrado. Ela disse também que percebeu encantamento nos olhos de algumas crianças e adolescentes de uma comunidade que uma vez foi visitá-lo, com ela e alguns integrantes da ONG, através do programa Visita Guiada que no TJA que ocorre em vários horários todos os dias de seu funcionamento.
A solução para esse “problema”, como já foi dito nesta, seria uma divulgação mais intensa da arte e da cultura cearense por conta do Governo Estadual, e Municipal também, nos meios de comunicação mais populares como a TV e o rádio. Mas não só o TJA, divulgar também outros espaços como Museus, Bibliotecas e Centros Culturais para que nossos patrimônios históricos não sejam apenas prédios sem vida, sem visitas, esquecidos por seus conterrâneos. Só assim, intensificando a Arte e a Cultura no Ceará através da exposição, é que diminuirá os casos de pessoas que passem na frente deles sem saber o que eles são e o que e fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário